O Big Brother Brasil 17 (BB17) foi um dos reality shows mais assistidos e comentados no Brasil. Com uma variedade de participantes, desafios e eliminações, o programa concentrou a atenção da audiência durante três meses. Com tantas personalidades se confrontando em situações extremas, era inevitável que o público desenvolvesse algumas preferências.

Para descobrir quais participantes eram mais amados pelo público, foi realizada uma enquete online. Diversos sites de entretenimento brasileiros convidaram seus leitores a votarem em seus favoritos. Ao todo, mais de 100 mil pessoas participaram da pesquisa.

Os resultados foram surpreendentes. Em primeiro lugar, com 29% dos votos, ficou a participante Emilly Araújo. Ela foi seguida de perto por Vivian Amorim, que obteve 22% dos votos. Marinalva Almeida ficou em terceiro lugar, com 15% dos votos. O participante Marcos Harter ficou em quarto lugar, com 11% dos votos.

Embora a enquete fosse focada em participantes individuais, muitos votaram em duplas ou trios de participantes que tinham grande afinidade. Algumas das preferências mais comuns foram a dupla Ieda e Emilly, a dupla Vivian e Manoel, e o trio Emilly, Marcos e Ilmar.

Muitos dos participantes mais votados receberam justificativas semelhantes. Emilly, por exemplo, foi descrita como sincera, inteligente e corajosa. Já Vivian foi escolhida por ser leal, inteligente e carismática. Apesar de Marinalva ter ficado em terceiro lugar, muitos fãs destacaram sua força de vontade e perseverança ao lidar com sua deficiência física.

Alguns participantes polêmicos e controversos também foram listados como favoritos em menor número, como o participante e cirurgião plástico Marcos Harter. Enquanto alguns votantes definiram Harter como engraçado e inteligente, outros criticaram sua personalidade agressiva e comportamento desrespeitoso com outras participantes.

É interessante notar que muitos dos favoritos listados pelos votantes da enquete foram, eventualmente, eliminados do programa, o que significa que eles eram queridos pelo público, mas não pelos outros participantes. Isso mostra como a dinâmica dos relacionamentos em reality shows pode ser complexa e surpreendente.

No final, a enquete da preferência dos participantes do BB17 revelou muito sobre as visões do público em relação aos participantes. Seja por causa de suas personalidades amigáveis, histórias de vida inspiradoras ou comportamentos engraçados, os votantes parecem ter encontrado algo em comum com seus favoritos. No mundo dos reality shows, a opinião popular pode ser tão importante quanto o desempenho individual dos participantes.